Com a presença da Winner/Limeira, LDB começará na segunda-feira
- Edmar Ferreira
- 25 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

A sexta temporada da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) terá início na próxima segunda-feira. Principal competição de base do basquete nacional, o campeonato nacional de clubes para atletas de até 22 anos terá sua mais nova edição com início em São Bernardo do Campo.
A LDB deste ano será mais enxuta. Com suas cinco primeiras edições realizadas através de um convênio entre LNB (Liga Nacional de Basquete) e Ministério do Esporte, a competição não contará com o aporte financeiro do Governo Federal.
Em razão dos grandes acontecimentos esportivos no ano, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, a verba do Ministério do Esporte não foi liberada dessa vez.
A competição deste anos contará com a participação de 11 equipes. No Grupo A (São Bernardo do Campo) estão: Flamengo, São José, Basquete Curitiba, Extremos (PB) e Sport Recife.
O Grupo B (São Sebastião do Paraíso (MG) estão: Franca, Winner/Limeira, Rio do Sul (SC), Minas Tênis e Ginástico (MG).
A 1ª rodada terá: segunda-feira: 16h30 - Flamengo x São José, 18h30 - Basquete Curitiba x Sport e 20h30 - São Bernardo x Extremos. Na terça-feira: 15h - Franca x Rio do Sul e 17h - Winner/Limeira x Ginástico.
Regulamento
Na primeira fase, os times foram divididos em dois grupos e jogarão entre si em turno único.
Os três melhores colocados de cada lado avançarão ao hexagonal final da Série Ouro e seguirão na disputa pelo título, enquanto os demais disputarão a Série Prata.
Na segunda fase, sem carregar os resultados da etapa inicial, as equipes se enfrentarão entre si também em turno único para ver quem fica com o título.
A mesma coisa acontece na Série Prata, que também terá seu campeão conhecido e premiado.
Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua sexta edição, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.
Desde sua criação, a LDB já revelou um total de 101 jogadores para as equipes que disputam o NBB. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve 43,2% dos atletas oriundos da competição Sub-22.
Por Edmar Ferreira
Comments