Limeirense atuará na supervisão do triatlo na Olimpíada
- Edmar Ferreira
- 3 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Mais um limeirense de sucesso no esporte foi confirmado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. William Thiago Nascimento, de 32 anos, atuará na área de supervisão e coordenação do ciclismo e corrida do triatlo.
Nascido em Limeira no dia 24/03/1984, William, que é professor especialista em bioquímica, fisiologia, nutrição e treinamento desportivo, comandará mais de 350 voluntários em todo o percurso, que fecha quase toda Copacabana.
Filho de Edna Nascimento (inspetora de escola) e Paulo Roberto Martins Lopes (professor de biologia), William mora atualmente no Jardim Campo Belo. É casado com Marcela Maria e pai de Guilherme e Leonardo Nascimento.
Nascimento iniciou no esporte com estímulo de sua avó. Praticou natação dos 8 aos 10 anos na SEME - Alberto Savoi. Depois, com o apoio do irmão de 13 anos, iniciou no triathlon.
Conquistou resultados expressivos, como o título paulista de duathlon, o vice paulista de triathlon e a participação na categoria elite em 2002.
Em 2003, ficou em segundo lugar no Long Distance (Meio Ironman) em Pirassununga, com tempo 5h17. Por estar cursando educação física e sem ter apoio e incentivo financeiro, precisou reduzir os treinos para se dedicar aos estudos.
Em 2006, iniciou na Federação Paulista de Triathlon, com curso de arbitragem de Triatlo Nível 1 - nacional. No ano seguinte, apoiado pela federação, fez parte da divulgação, administrando o site. Em 2008, assumiu a coordenação de arbitragem em todo o Estado de São Paulo, mantendo a função até hoje.
Na Olimpíada
Pensando em participar da Olimpíada, William se inscreveu como voluntário na área de triatlo. O Comite Olímpico se interessou no limeirense e solicitou seu currículo.
"Passei por duas entrevistas, uma em português e outra em inglês. Fui convidado a atuar no evento teste de Triatlo e Paratriatlo em agosto de 2015. O evento foi o primeiro no Brasil e serviu como uma das etapas do World Triathlon Championchip (WTC). Neste evento os três primeiros colocados em cada categoria garantiam vaga na Olimpíada. Foi um sucesso", comentou.
Em junho de 2016, novamente a organização solicitou seu currículo e uma nova entrevista foi feita, agora para uma vaga nos Jogos Olímpicos.
"Fui aprovado para o cargo de supervisor no Triatlo Olímpico e Paralímpico. Estou no Rio de Janeiro desde o dia 18 de julho e permanecerei até o dia 14 de setembro. Apesar de deixar família e amigos por dois meses, estou muito feliz e satisfeito. É um sonho. Até o momento a ficha não caiu. Acho que entenderei somente depois do evento. É uma realização pessoal que poucos conseguem e estou me esforçando muito", frisou.
Hoje o triatlo olímpico é realizado na distância 1500m de natação, 40 km de ciclismo e 5 km de corrida.
Comments