top of page
Posts Recentes
Posts Em Destaque

Coluna 01 - Edmar Ferreira no Diário do Rio Claro

  • Edmar Ferreira
  • 10 de mai. de 2016
  • 5 min de leitura

Com muita alegria estou de volta ao Diário, matutino que trabalhei com muito prazer em 2002, junto com meu chefe de redação Marcos de Abreu.

Não tive como recusar o convite da minha querida tia Claudette Atibaia para escrever uma coluna esportiva nesse espaço, de terça a sábado. E ao mestre Geraldo Zanello por mais essa oportunidade.

Agradeço aos leitores pelo carinho desde já. Espero que gostem. Você pode mandar sua sugestão, sua matéria, seu recadinho e seu alô através das minhas redes sociais que eu registrarei na coluna.

Minha fanpage é edmarferreiranarrador. Meu site esportivo é o www.edmarferreira.com.br. Tenho twitter (@edmarnarrador) e Instagram (@edmarnarrador), além do Blog do Edmar Ferreira.

Para começar a coluna de hoje, parabéns ao Rio Claro FC pelos 107 anos de existência comemorados ontem. Um dos times mais antigos e mais queridos do interior paulista.

Acompanhei toda a ascensão do Azulão desde a chegada do técnico Paulo Roberto dos Santos. Comandava a equipe esportiva da Rádio Excelsior Jovem Pan na época. Tivemos nossos "arranca rabos históricos", mas hoje nos respeitamos demais. Aliás, o Luxa fez um excelente trabalho no São Bento. Torço por seu sucesso.

Acredito que o grande presente de aniversário para o Rio Claro seja o acerto com o técnico Sérgio Guedes, que apesar do rebaixamento para a Série A-2, segue com muito prestígio perante o torcedor.

Sérgio Guedes não tinha como fazer milagre com o elenco que lhe foi dado para trabalhar no Paulistão. Além disso, chegou depois.

Até louvável um clube fechar um contrato de três anos com um treinador. Por outro lado, é bastante arriscado. No caso do Sérgio Guedes, até por ele ser rio-clarense, tem tudo para dar certo. A cobrança é maior. Mas o primeiro passo é ele realmente "ter carta branca" para trabalhar.

Veja o exemplo do Flamengo. Muricy Ramalho também assinou um contrato longo com o clube (quatro anos). Perdeu a Copa Rio-Sul-Minas e foi eliminado pelo Vasco da Gama no Campeonato Carioca. Apesar do nome que tem e o que construiu até hoje, está pressionado.

Vem aí a Copa Paulista e a estreia do Rio Claro será em Batatais no dia 3 de julho. O adversário chegou até as semifinais da Série A-2, sendo eliminado pelo Mirassol, que subiu.

Belo público sábado no Schmidtão na estreia do Rio Claro no Campeonato Paulista Sub-20. Com gols de Jefferson, Pedrinho e Wesley, o Azulão venceu a Matonense por 3 a 1. Sábado que vem vai a Barretos enfrentar o Touro do Vale. Começou com o pé direito.

A Rádio Pimba pode transmitir em breve os jogos do Rio Claro no Sub-20. Perguntem ao narrador Léo Mendes, o "prega fogo".

Já o Velo Clube estreou com derrota no Sub-20. Sábado em Itápolis, perdeu para o Oeste por 3 a 2. Os dois gols do rubro-verde foram anotados por Guilherme. Velo volta a jogar no sábado, às 10h, diante da Ferroviária, no Benitão.

No começo da Série A-2, jamais apostaria no Santo André. Depois que narrei o empate sem gols contra o Independente, no Pradão, tive mais certeza ainda que ele não subiria. Time bastante limitado. E não é que os deuses do futebol aprontaram mais uma.

Com a vitória sobre o Mirassol por 1 a 0, fora de casa, o Santo André conquistou a Série A-2. E lembrar que o time do ABC cresceu justamente após a vitória diante do Velo Clube, no Benitão, por 1 a 0. Essa derrota tirou o rubro-verde do páreo.

Com essa conquista, o Santo André tornou-se tetracampeão da A-2, já que havia vencido também em 1975, 1981, 2008. Em toda a competição, o Ramalhão disputou 24 partidas, com 11 vitórias, 7 empates e 6 derrotas.

Com gols de Felipe e Edu Pina, o Sertãozinho saiu na frente na decisão do Campeonato Paulista da Série A-3. Vitória sobre o Rio Preto por 2 a 0, no Frederico Dalmazzo. Jogo de volta será no sábado, às 19h, no Anísio Haddad.

De todas as decisões estaduais do domingo, dois times mereceram muito o título: o meu Vasco da Gama no Rio de Janeiro e o América em Minas. Nenhuma surpresa nas demais.

O Santos faturou seu quinto título estadual em oito anos. Mas não foi bem nos dois jogos contra o Audax. A surpresa do Paulistão jogou, jogou, jogou e no fim deu Peixe, que foi eficiente.

Curioso que todos os jornais de domingo abordaram o jejum de gols de Ricardo Oliveira. E não é que o título veio com o gol do artilheiro. É fera. Já pode ir para China se quiser.

Achei bonito o gesto dos jogadores santistas que invadiram o pódio no momento da premiação do Audax para aplaudir o time de Osasco. Isso sim é exemplo.

O trabalho de Fernando Diniz merece atenção. Vencer o Palmeiras, golear o São Paulo e encarar Corinthians e Santos de igual para igual não é por acaso. Que algum grande clube tenha paciência.

FPF elegeu a seleção do Paulistão: Vanderlei, Fagner, Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Camacho, Tchê Tchê e Lucas Lima; Roger e Gabigol. Técnico - Fernando Diniz.

Quando eu imaginaria uma seleção do Paulistão sem jogadores de Palmeiras e São Paulo. O futebol nos proporciona cada surpresa.

Morumbi vai ferver amanhã. Torcida do São Paulo esgotou os ingressos para o jogo contra o Atlético/MG pelas quartas de final da Taça Libertadores.

Michel Bastos treinou normalmente no CT da Barra Funda e não sentiu dores. Precavido, Edgardo Bauza testou Wesley em seu lugar.

Palmeiras está em Atibaia se preparando para o Brasileirão. Cuca está há sete jogos sem perder no Verdão. Sábado tem o Atlético/PR no Allianz Parque.

A Crefisa assinou ontem os aditivos do contrato de patrocínio com o Palmeiras. De acordo com a empresa, os R$ 19,5 milhões que estavam pendentes já foram depositados para o clube.

Zagueiro Fabián Balbuena, do Corinthians, é o único atleta que atua no Brasil a ser convocado pela seleção do Paraguai para a Copa América dos EUA. Becão pode ser desfalque por até nove jogos do Timão no Campeonato Brasileiro.

Técnico Tite faltou ao treino do Corinthians ontem para participar de um evento na CBF. Seria um indício de que a seleção estaria próxima do professor?

Sinalizadores nos estádios: MP tem que punir clubes e organizadas. Não se pode mais ficar dez minutos esperando que todos se apaguem para que a partida comece. Isso é um desrespeito.

Dois jogos hoje pela Copa do Brasil. Às 21h30, na Ressacada, o Avaí recebe o Bragantino. No jogo de ida o time paulista venceu por 1 a 0. Já em Londrina, no mesmo horário, o Cruzeiro abre a segunda fase contra o time da casa.

Dois jogos hoje pelas semifinais da Copa do Brasil Sub-17. Às 16h, em Duque de Caxias, o Fluminense recebe o Sport. Já às 19h15, em Sete Lagoas, o Cruzeiro mede forças com o Corinthians. Ambos com transmissão da ESPN/Brasil.

Vale lembrar que o jogo de volta entre Corinthians e Cruzeiro pela Copa do Brasil Sub-17 será disputado no Limeirão, dia 18 próximo, às 17h. A entrada é franca.

Acompanhei todos os jogos do Sub-17 do Corinthians no Limeirão. Apenas um jogador me agradou: o atacante Zé Gabriel. Base fraca, porém com sorte.

E o Leicester hein...que maravilha. E não vem com essa de azarão. O Campeonato Inglês foi por pontos corridos e o Azulão só perdeu quatro jogos. Foi muito merecido.

Bacana a diretoria do Leicester, que no jogo da festa sábado contra o Everton, no Kingpower Stadium, presenteou cada torcedor com uma cerveja e um vale pizza. Bela iniciativa.

Sobre o basquete de Rio Claro, que segue em compasso de espera após o NBB8, essa semana trarei algumas informações que ando colhendo nos bastidores. Aguardem.

Hoje, às 21h15, Bauru pode fechar a série semifinal contra Brasília por 3 a 0. Após vencer no Distrito Federal por 89 x 72 e em casa por 100 a 80, o time comandado pelo técnico Demétrius Ferracciú joga novamente no Panela de Pressão, com transmissão do Sportv.

Por Edmar Ferreira


Comments


Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Black Facebook Icon
  • Blogger - Black Circle
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page